sábado, 29 de agosto de 2009

Mobilização de trabalhadores do setor cultural

Um Movimento a favor da cultura
O movimento artístico e cultural brasileiro tem uma nova data para comemorar. No último dia 28 de agosto aconteceram as primeiras reuniões do Re-Cultura, reunindo profissionais da cultura em mais de 20 estados brasileiros.
No Rio de Janeiro o evento foi realizado no auditório da Funarte (Fundação Nacional de Artes), no centro da cidade.
A mesa de debate foi composta pelo Presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, os músicos MV Bill e Sandra de Sá, o produtor de teatro Ricardo Barata, Luiz Nascimento, do “Cinema Nosso” e Junior Perim, coordenador do projeto “Crescer e Viver”. O encontro contou, ainda, com a presença das Secretárias de Cultura na esfera Municipal, Jandira Feghali e Estadual, Adriana Rates, que se comprometeram com o movimento.
  Após a apresentação do movimento pela mesa, o debate foi aberto ao público presente, extremamente representativo, com a presença de representantes da OAB, Sindicato dos músicos, Associação dos empresários artísticos, atores, jornalistas e outras instituições e trabalhadores e diferentes setores da área cultural. A plenária participou ativamente da discussão no evento, dando opiniões, contanto experiencias e principalmente, apoiando a iniciativa do movimento pela luta pela reforma tributária.
Ana Lúcia Pardo, representante do Ministério da Cultura, destacou a importância de dar continuidade ao movimento. Ivana Bentes, Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, falou sobre a descriminalização da pessoa física, da necessidade do CNPJ e das dificuldades de trabalhar como autônomo na cultura e João Artigos, do Teatro de Anônimo pediu mudança na Lei do Empreendedor para que todos os profissionais possam se beneficiar.
Ana Lúcia Pardo, representante do Ministério da Cultura
Ivana Bentes, Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ
João Artigos, do Teatro de Anônimo
Os próximos encontros do Re-Cultura acontecem em setembro nas respectivas Câmaras dos Vereadores e Assembléias Legislativas dos estados e, em outubro, será a vez de prefeitos e governadores entrarem nessa discussão.


Confira fotos e vídeos do encontro do dia 28
Adriana Rates -Secretaria Estadual de Cultura do RJ
Jandira Feghali -Secretaria Municipal de Cultura do RJ
Ivana Bentes
Sandra de Sá

MV Bill


















Luiz Nascimento ("Cinema Nosso"), Junior Perim ( coordenador do "Crescer e Viver") e Sergio Mambert (Presidente da Funarte), integrantes da mesa

As secretárias de cultura, Jandira Feghali e Adriana Rates
Felipe Rosemburg, do IBAM


Jandira Feghali, Secretária Municipal de Cultura

 
Adriana Rates, Secretária Estadual de Cultura

 

Junior Perim, coordenador do projeto "Crescer e Viver"

 





















Sandra de Sá, cantora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário