quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PONTOS DE CULTURA ADEREM AO MOVIMENTO RE-CULTURA DURANTE ENCONTRO REGIONAL

Criação de um Marco Regulatório para Cultura foi um dos principais assuntos durante a III Teia Regional RJ/ES que aconteceu em Vassouras reunindo 200 representantes de Organizações da Sociedade Civil e do Poder Público. Em plenária, Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro e Espírito Santo aprovam por unanimidade a adesão ao Movimento Re-Cultura.
Nos dias 1 e 2 de setembro aconteceu em Vassouras (RJ) a III TEIA Regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo que reuniu cerca de 200 representantes de Organizações da Sociedade Civil e Entidades Governamentais que são Pontos de Cultura conveniados com Ministério da Cultura ou com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O primeiro debate do Encontro teve como Pauta a importância de um Marco Regulatório para as Atividades Culturais que atenda as demandas específicas e a dinâmica produtiva desse Setor. A mesa contou com a presença do Coordenador Executivo do CRESCER E VIVER, Junior Perim e um Representante da Secretaria Estadual de Cultura do Rio do Janeiro, Zeca Barros, que falou sobre o processo de construção do Plano Estadual de Cultura, da Conferencia Estadual de Cultura e a importância da participação dos Pontos de Cultura nesse processo. Perim falou sobre a necessidade da Reforma da Cultura e que esta acontecerá através da reforma Legal que crie mecanismos que desonerem a atividades produtivas e crie melhores condições de criação, produção, fruição e fomento das atividades culturais. Ainda nessa mesa, Perim frisou a importância da mobilização e participação política de todos os atores da área da cultura, inclusive, os Pontos de Cultura e apresentou o Movimento Re-Cultura, como um importante passo nesse processo que já envolveu e comprometeu, não apenas a Sociedade Civil, mas o Poder Público através das Secretarias de Cultura Estaduais e Municipais, além de Ministros de Estado.
No segundo dia do Encontro, dentre os Grupos de Trabalho que constavam na Programação, o GT de “Marco Regulatório” seguiu pautado no debate do dia anterior. Após a realização desse GT, foi unânime a decisão na Plenária, constituída por todos os representantes das Organizações presentes, de que o Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro e Espírito Santo que reúne mais de 400 Organizações nos dois Estados, aderisse ao Movimento Re-Cultura, percebendo este como um Movimento amplo que envolve diferentes atores da Sociedade e importante para a reforma da relação Estado x Sociedade no que tange as políticas e leis vigentes no Brasil para esse segmento.
Além dos representantes dos Pontos de Cultura, estiveram presentes no Encontro o Secretário da Cidadania Cultural do Minc, Célio Turino, o Representante da Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Adair Rocha, a Subsecretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Bia Caiado, o Prefeito de Vassouras, Renan Vinícius e o Secretário de Cultura de Vassouras, Geneci Leme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário