sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O movimento RECULTURA poderá ter frente parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

De acordo com o que foi acertado no último encontro - realizado dia 28 de agosto nos estados, onde ficou deliberado que as frentes estaduais deveriam se dirigir as comissões de cultura de cada estado e município, com o objetivo de buscar adesão dos poderes legislativos locais, o REcultura-RJ realizou no dia 03 de setembro uma reunião com o Presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Alessandro Molon, para reivindicar a criação da “FRENTE PARLAMENTAR PARA A REFORMA DA CULTURA – RECULTURA”.



O objetivo da Frente Parlamentar é construir com o Parlamento Estadual o compromisso político de apoiar e votar a favor de projetos e medidas legais que venham a ser sugeridas pelo Grupo de Trabalho (GT) que está sendo criado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, orientado pela secretária Adriana Rattes.


Este grupo estará voltado para estudar e propor medidas que desonerem e fortaleçam as cadeias produtivas e de valor das atividades artísticas no Estado do Rio empreendidas por artistas, empresas e trabalhadores da cultura.


O RECULTURA já conta com apoios importantes na Assembléia Legislativa do Estado do Rio, como os deputados Marcelo Freixo e Alessando Molon, este último autor do Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar -protocolado nesta quinta-feira dia 03 de setembro logo após a reunião com a representação do movimento REcultura.


Em pouco tempo as conquistas já foram muitas:


- No dia 3 de agosto o RECULTURA foi lançado na favela da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro.


- No dia 11 de agosto, o REcultura foi recebido em Brasília por três ministérios (Cultura, Justiça e Trabalho), além da Secretaria Geral da Presidência da República, dando início a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial;


- Dia 28 de agosto, o REcultura se reuniu nos estados com os secretários de cultura dos estados e municípios para a criação de GT´s regionais;


- Em 03 de setembro houve a reunião já citada com a comissão de cultura e


- No próximo dia 23 de setembro haverá a votação na ALERJ.


Já caminhamos bastante, mas ainda há muito a fazer...


Nosso objetivo agora é que todos os grupos: trabalhadores, organizações e empresas culturais procurem os seus deputados e solicitem a sua adesão à frente parlamentar RECULTURA, bem como contribuir para aprovação deste Projeto de Resolução.


A meta é garantir a constituição de uma Frente Parlamentar ampla e suprapartidária até o dia o dia 23 de setembro, data em que o Plenário da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ALERJ estará liberado a partir das 18h para um novo encontro do RECULTURA e seus deputados, desta vez para buscar o compromisso do maior número de parlamentares possível.


Aproveitamos para informar que a secretária de cultura do município do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, a exemplo de outros estados também concordou em criar o GT Recultura municipal, portanto em breve estaremos buscando a adesão dos vereadores da nossa cidade.

Então amigas e amigos da cultura do Rio, temos um encontro marcado: dia 23 de setembro,na ALERJ às 18h
Procure o seu deputado ou deputada e peça a ele para apoiar a aprovação do Projeto de Resolução e para aderir a frente!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário