sábado, 12 de setembro de 2009

Recultura no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura

O 3ª Reunião Ordinária do ano de 2009 do Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes de Cultura está sendo realizado no Rio de Janeiro.


A convite do Presidente do Fórúm, Daniel Queiroz, Fernanda Borriello, Coordenadora de Projetos da CUFA, representou o movimento Recultura na tarde desta sexta, 11 de setembro.


Secretários Estaduais de Cultura de vários estados estavam presentes a mesa. A anfitriã Adriana Rattes, Secretária Estadual de Cultura do Rio de Janeiro veio compor a mesa no exato momento da exposição sobre o Recultura.


Fernanda Borriello começou falando sobre o surgimento do movimento e sua importância para a cultura nacional. Citou também a reunião ocorrida em Brasília com o Ministro da Cultura Juca Ferreira e com outras autoridades do Governo Federal que culminou na formação de um grupo de trabalho interministerial.


Borriello ressaltou, ainda, que o Recultura não é um movimento de artistas e sim de pessoas, cidadãos e da importância de uma tributação mais justa e adequada para os profissionais da cultura. Trouxe, ainda, a proposta de mobilizar encontros do Recultura nos demais estados, sendo de essencial a formação de grupos de trabalho locais.


Para finalizar, falou sobre o encontro que acontecerá na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, às 18 horas do dia 23 de setembro de 2009, que objetiva convocar o maior número de deputados possível para solicitar a adesão ao movimento.


A Secretária Adriana Rattes completou a exposição de Borriello falando que o Recultura também busca a regularização dos profissionais da cultura e a legalização destes, tirando-os da informalidade.


Os Secretários presentes fizeram suas exposições falando a importância desta iniciativa, demonstrando a intenção de aderir e colaborar com o movimento.


Dentre os presentes, Secretários de Cultura de Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia, Brasília, entre outros.



O Presidente do Fórum encerrou se comprometendo que ao final do dia colocaria em votação a adesão e contribuições ao movimento.


Este foi mais um marco para a concretização dos conceitos do Recultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário