O 3ª Reunião Ordinária do ano de 2009 do Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes de Cultura está sendo realizado no Rio de Janeiro.
A convite do Presidente do Fórúm, Daniel Queiroz, Fernanda Borriello, Coordenadora de Projetos da CUFA, representou o movimento Recultura na tarde desta sexta, 11 de setembro.
Secretários Estaduais de Cultura de vários estados estavam presentes a mesa. A anfitriã Adriana Rattes, Secretária Estadual de Cultura do Rio de Janeiro veio compor a mesa no exato momento da exposição sobre o Recultura.
Fernanda Borriello começou falando sobre o surgimento do movimento e sua importância para a cultura nacional. Citou também a reunião ocorrida em Brasília com o Ministro da Cultura Juca Ferreira e com outras autoridades do Governo Federal que culminou na formação de um grupo de trabalho interministerial.
Borriello ressaltou, ainda, que o Recultura não é um movimento de artistas e sim de pessoas, cidadãos e da importância de uma tributação mais justa e adequada para os profissionais da cultura. Trouxe, ainda, a proposta de mobilizar encontros do Recultura nos demais estados, sendo de essencial a formação de grupos de trabalho locais.
Para finalizar, falou sobre o encontro que acontecerá na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, às 18 horas do dia 23 de setembro de 2009, que objetiva convocar o maior número de deputados possível para solicitar a adesão ao movimento.
A Secretária Adriana Rattes completou a exposição de Borriello falando que o Recultura também busca a regularização dos profissionais da cultura e a legalização destes, tirando-os da informalidade.
Os Secretários presentes fizeram suas exposições falando a importância desta iniciativa, demonstrando a intenção de aderir e colaborar com o movimento.
Dentre os presentes, Secretários de Cultura de Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia, Brasília, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário